Notícia

13 de Novembro, 2017

Fiéis lotam Santuário de Muquém na 7ª Festa da Mangaba

Programação reuniu milhares de romeiros neste domingo, 12

Este domingo, 12 de novembro, foi de festa, oração e conscientização para o cuidado com a casa comum no Santuário de Muquém. Milhares de fiéis e visitantes participaram da programação especial e saborearam diversos produtos feitos à base da mangaba, como bolo, pudim, geleia, picolé e rapadura, na 7ª edição da Festa da Mangaba.

Os romeiros lotaram o Santuário para a celebração da Santa Missa, que marcou o ponto alto da festividade. Durante a Celebração Eucarística, presidida pelo reitor, padre Aldemir Franzin, houve a chegada da 4ª Cavalgada da Mangaba, que teve início no trevo de Muquém. Na ocasião, os cavaleiros conduziram a imagem de Nossa Senhora d’Abadia até o altar.

Na homilia, padre Aldemir destacou a preservação do meio ambiente, especialmente do Cerrado e da mangabeira, árvore cujo fruto dá nome à festa. A missa se encerrou com a tradicional bênção da água e o hino da Padroeira de Goiás entoado por todos os fiéis.

Na parte da tarde, o esperado Concurso Rainha da Mangaba animou os fiéis e visitantes. As sete candidatas receberam premiação, mas foi a Beatriz Fernandes, de Muquém, que conquistou o público e os jurados, garantindo o título de Rainha da Mangaba 2017.

A romeira Abadia Lopes da Silva, residente no município de Goianésia, elogiou o festejo e aprovou os doces da mangaba. “Fiquei encantada com a festa desse ano! Foi muito animada. O pessoal está muito feliz e isso é gratificante. Gostei de todos os doces que já experimentei. Uma delícia”, declarou.

Neste dia de festa, os fiéis também não deixaram de agradecer as graças recebidas e pedir uma bênção especial à Padroeira de Goiás, cumprindo a tradição de fazer um nó na fita de Nossa Senhora. Parte da renda arrecadada durante a festa será destinada ao Lar dos Idosos do município de Niquelândia.

Por: Daniele Castro/AMEX

7ª Festa da Mangaba