Santuário

Festividades

Acampamento para Famílias

O evento, realizado no mês de fevereiro, durante o período de Carnaval, consiste em um grande momento de encontro, espiritualidade e evangelização. Famílias, vindas de várias regiões do Brasil, especialmente da região Centro-Oeste, se reúnem para uma programação diversa, que inclui missas, pregações, animação, novena, adoração, dentre outras atividades.

Encontro da Melhor Idade

Realizado no mês de maio, o Encontro da Melhor Idade visa atender ao público da terceira idade. Diversos grupos da terceira idade peregrinam ao Santuário de Muquém para participar da programação especial, repleta de atividades e oração. O propósito é encontrar com Nossa Senhora, se divertir e retornar feliz para a família.

Cavalgada Rumo a Muquém

Realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, durante o mês de maio, a Cavalgada Rumo a Muquém tem como objetivo resgatar a tradição dos romeiros que viajavam a cavalo até o Santuário de Muquém para participar da Romaria de Nossa Senhora d’Abadia de Muquém.

Com início no município de Niquelândia (GO), a cavalgada percorre a avenida principal e a Rodovia da Fé até o Santuário. Se faz uma única marcha, parando apenas para abastecer os animais e cavaleiros, sendo o pouso no Santuário.

No Santuário, os cavaleiros recebem a bênção e participam de shows musicais e culturais. O evento atrai cerca de 20 mil pessoas.

Romaria de Nossa Senhora d'Abadia de Muquém

A Romaria de Nossa Senhora d’Abadia de Muquém é a mais antiga romaria do Estado de Goiás, com 269 anos de história, tradição e devoção em 2017. Vivenciada de 05 a 15 de agosto, a romaria atrai cerca de 400 mil fiéis, romeiros e visitantes, vindos de diversas localidades da região Centro-Oeste do Brasil, ao Muquém, distrito do município de Niquelândia, em Goiás.

A programação da Romaria de Muquém, como é popularmente conhecida, inclui Celebrações Eucarísticas, Via-Sacra, momentos de oração, confissões, vigílias, shows católicos e procissões com a Imagem de Nossa Senhora d’Abadia pelas ruas e comunidades. Além de fiéis e romeiros, a romaria acolhe mais de 60 sacerdotes, incluindo padres e bispos, e centenas de lideranças em missão.

A grandiosa romaria é considerada uma verdadeira “cidade da fé”. Durante o período em que acontece, o Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Abadia de Muquém hospeda milhares de pessoas em sua área ambiental reservada para acampamentos.

A devoção está presente na alma do povo goiano e, dentre as inúmeras maneiras de se expressar a fé, a Romaria de Muquém tem um significado especial. Inspirados pelo amor maternal de Maria, milhares de romeiros viajam centenas de quilômetros, de automóvel, a cavalo ou a pé, para vivenciar a grandiosa festa religiosa e homenagear a Nossa Senhora d'Abadia.

Festa de Nossa Senhora Aparecida

A Festa de Nossa Senhora Aparecida, no mês de outubro, também é celebrada no Santuário de Muquém. Acolhida, animação, momentos de oração e shows fazem parte da programação especial em honra a Mãe Aparecida. Comemora-se também o Dia da Criança, com atividades lúdicas, festival de sorvete e brincadeiras.

Festa da Mangaba

Em novembro, é realizada a Festa da Mangaba. A festividade de caráter socioambiental atende a três objetivos:

1. Incentivar e fomentar a cultura, a culinária, a mão de obra e o comércio da região, favorecendo a sustentabilidade da comunidade. A comunidade contribui na coleta da mangaba, bem como na fabricação e comercialização dos produtos feitos a partir da fruta, como bolos, geleias, picolés e sucos;

2. Promover a preservação do meio ambiente. O evento incentiva o cuidado com a mangabeira – árvore típica da região a qual o fruto dá nome à festividade – e o bioma do Cerrado, ambos ameaçados por queimadas, desmatamento e seca;

3. Arrecadar recursos financeiros em prol de entidades do município e região. A cada edição uma ou mais entidades são beneficiada com a doação.

A programação da festa inclui atividades evangelizadoras e culturais, como gincana estudantil, que movimenta escolas e estudantes da cidade, cavalgada e concurso. Em 2016, a grande novidade foi a Feira de Produtos Regionais, com o comércio de farinha, mandioca, leite, ovos, cana e outros.

Trilha do Natal de Muquém

A Trilha de Natal de Muquém, realizada no mês de dezembro, reúne trilheiros voluntários que, após a missa e a tradicional bênção, seguem por caminhos quase intransponíveis, levando aos povoados mais distantes o auxílio de uma cesta básica e o amor e carinho de Deus e de Nossa Senhora d’Abadia. O evento não é uma competição, mas a mensagem de esperança e fé levada às famílias cumprindo o papel evangelizador e missionário.